sábado, 24 de dezembro de 2011

Sem sentido

Ouvi dizer que hoje é véspera de Natal, a grande noite de natal de que muitas crianças falam e anseiam. Por um lado muitas delas esperam todo o ano por esta época, por outro, não é bem assim. Bem, eu confesso, não gosto do Natal , não lhe acho piada nenhuma. Digamos agora, agora eu não lhe acho piada nenhuma.Mas há uns anos para cá, era a minha época preferida e mais esperada.Quando eu era criança e brincava com os meus primos, quando eu abraçava o meu pai e lhe dizia que ele era a melhor coisa que tinha na vida, quando passava os melhores momentos com os meus tios e avós, quando passava toda a noite a perguntar quando é que chegava a meia noite para abrir os presentes, quando eu cantava para toda a gente com a minha prima feitas parvas, quando corria descalça pela casa para ver quem chegava primeiro á meta,  quando eu tinha a minha mãe e o meu pai ao lado para poder dizer que era a melhor época do ano. A noite de natal há uns anos para cá, era a mais divertida, a mais bem acompanhada, a mais preenchida por alegria, a mais feliz de todas. Hoje, a noite de natal, é só mais uma noite entre milhares dela. As coisas mudaram, e o significado especifico e emocional do natal, desapareceu. Eu recebo prendas em qualquer altura do ano, quando quero. E neste momento, o natal resumisse cada vez mais a isso - prendas. Não, eu não preciso de prendas.Eu tenho milhares de coisas,tenho tudo, não preciso absolutamente de nada. A não ser de uma coisa indispensável -das pessoas mais importantes da minha vida, que sempre, mas sempre, estiveram comigo neste dia, a torná-lo inesquecível e único. É isso que significa o Natal. É a celebração em conjunto com as pessoas que mais amas, com a tua família, com os teus amigos. E eu este ano , para já, irei passar em minha casa, o que nunca foi. E depois, com pessoas totalmente diferentes que os natais anteriores. Eu tenho saudades das melhores épocas natalícias, tenho muitas mesmo. Tenho saudades de quando eu amava o Natal.O Natal para mim são as pequenas grandes coisas, os pequenos grandes pormenores. E para mim deixou de ser feliz ,quando a pessoa que mais amo e vivi toda a vida, se encontra completamente distante e sem mim, quando a minha base não se encontra ao meu lado não só para dizer " Filhota, já é a hora. Já podes abrir, espero que gostes.", mas também para me abraçar ,encher de beijinhos por estar a festejar aquela data tão especial a meu lado,e a seguir dizer "Daniela Maria, vai-te masé calçar senão constipas-te."
Mesmo não gostando desta época, existe quem goste portanto - Feliz Natal para todos.

1 comentário:

Bárbara Cunha disse...

Feliz Natal para ti também querida :3