quarta-feira, 29 de junho de 2011

é puro orgulho.



Dia após dia apercebo-me de certos erros que cometi no passado e que fizeram com que várias pessoas partissem da minha vida. Muitas vezes não foram os erros , mas sim o meu próprio feitio. Mais especificamente o orgulho. E só passado alguns meses ou talvez anos, é que me apercebo do valor que essas pessoas têm do quanto me fazem falta. Mas eu ? eu sou uma pessoa que não dá o primeiro passo em nada, que não dá o braço a torcer por ninguém, que é fiel ao seu orgulho e que nunca pede desculpa em primeiro lugar. Mas isto não me vale de nada, não é o orgulho que me vai fazer uma pessoa mais feliz. O que é certo é que isto já não é defeito, mas sim feitio. É algo que nasceu em mim, faz parte de mim. E por mais que eu queira por vezes resolver as coisas com alguém , o orgulho puxa-me para trás e não me deixa fazer absolutamente nada. 
Sou orgulhosa , mas não vejo isso como um defeito horrível. Muito pelo contrário, é algo que me define muito como pessoa. Mas por vezes sinto que devia tirar férias dele ou até arranca-lo de mim. Sinto que ele não me serve de nada e que só faz estragos na minha vida. Que já foi o culpado de muitos afastamentos , amizades fracassadas e relações cortadas. Já perdi muito ,quanto a ele. Mas como sempre, só nos damos conta do quanto erramos quando perdemos algo ou alguém importante para sempre. Agora não é altura de me lamentar por todos os meus actos, isso não me vale de nada. Não me vou arrepender , porque não posso alterar o passado. Mas terei sempre um sentimento de culpa dentro de mim. Que me irá perseguir até ao dia em que emendar os meus erros. 
Não posso "arrancar" o orgulho dentro de mim, porque isso seria "arrancar" uma grande parte de mim. Não vou deixar de ser orgulhosa, por apenas uma única razão. Porque acho que é completamente impossível fazê-lo porque é algo que nasceu comigo, que esta comigo desde sempre e porque faz parte de mim. 
Por isso , não vou emendar quaisquer erros.O orgulho não me deixa fazer isso, mas pode abrir excepções. Tudo depende da pessoa em questão. Não vou fazer sacrifícios por alguém que nunca mereceu que os fizesse, é simples. Mas às pessoas que fizeram muito por mim , é capaz de abrir. E o "capaz" está sempre presente. E o não sempre garantido. Esta característica minha só mais uma que me define como pessoa, por isso não tenciono muda-la. 
Mas atenção, isto não quer dizer que não tenha consciência dos meus erros. Quer dizer que apenas não os admito perante qualquer pessoa. Mas existe sempre uma outra mais especial que me fazem mudar de ideias com a sua personalidade. Existe sempre uma pessoa que tem sempre razão e que me abre os olhos quanto à vida. E eu agradeço que o faça, porque ai eu sinto que ela cuida de mim incondicionalmente. Ela da-me força para continuar e eu dou braço a torcer. Mas tudo depende das pessoas em questão como já disse. Porque na verdade ,por vezes a saudade tem muito mais força que o orgulho. E isso torna as coisas bastante diferentes. 
Quanto maior for o teu orgulho, maior será o teu sofrimento no dia que precisares de alguém. E essa é a verdade. Por isso engole o orgulho quando for preciso, porque senão vais acabar por ficar sem as pessoas que mais gostas. Fecha os olhos e percebe o que essa pessoa realmente significa para ti, tudo o que ela  fez por ti , tudo o que ambos  partilharam , tudo aquilo que  passaram , o quanto essa pessoa te faz falta e o quanto tu precisas dela. Vais ver que não te arrependes, acredita. Eu  fiz o mesmo , agora falta completar o resto lista das pessoas que fui perdendo ao longo do tempo. Temos tudo nas nossas mãos quando se trata de nos mesmos. Basta querer e de fazer um pequeno sacrifício pela pessoa que  fez tudo por nós.Visto isto desta maneira até parece fácil , mas por vezes nem sempre o é. Mas agora lê e percebe : "De que me serve o orgulho se não me aquece o coração?"

1 comentário:

Francis disse...

O meu coração está sempre quentinho pá, está cheio de sangue o: ahahah